Bora Varejo: os insights NRF 2023 e o futuro do varejo
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Lidiane Oliveira

Tendências de varejo, o futuro dos negócios e inovação. Essas foram as principais pautas discutidas no evento Insights NRF 2023, que ocorreu no dia 09/02, na G4 Educação, em São Paulo.
O evento, que contou com cerca de 100 empresários, trouxe análises e percepções sobre o mercado de varejo apresentadas na maior feira deste segmento no mundo, a NRF Retail 's Big Show, que aconteceu em Nova Iorque, entre os dias 15 e 17 de janeiro.
No evento organizado pela G4 Educação, o CFO da iugu, trouxe insights e perspectivas sobre a taxa Selic e os impactos nos indicadores financeiros das empresas.
Confira, a seguir, os principais assuntos discutidos.
Eficiência, rapidez, sustentabilidade e os desejos do consumidor
O cofundador do G4 Educação, Alfredo Soares, abriu a noite com as suas percepções sobre as tendências para o varejo e o futuro dos negócios no Brasil.
Alfredo iniciou sua palestra falando sobre três temas que permearam boa parte dos estandes da NRF: rapidez, facilidade e simplicidade.
De acordo com o empreendedor, temas intangíveis, como NFTs e metaverso, saíram de cena, e deram lugar a eficiência e a sustentabilidade dos negócios ao longo prazo.
Em seguida, Alfredo falou sobre o caráter inovador do varejo brasileiro. “O varejo brasileiro deu certo porque foca no consumidor. Hoje, já não é mais sobre como vender, mas sim sobre quais são os seus diferentes clientes e como eles compram”, comentou o empreendedor.
Inovações em meios de pagamento
Os meios de pagamento estão em constante inovação, e em um ritmo mais acelerado do que nunca. De carteiras digitais a biometria, a forma de pagar por produtos e serviços tem se tornado cada vez mais ágil e invisível.
Dessa forma, a tecnologia pode ter o poder de viabilizar experiências mais interessantes a partir dos meios de pagamento alternativos no varejo.
Durante a sua palestra, Alfredo Soares falou sobre o Amazon One, uma forma de pagamento que pode ser feita a partir de um escaneamento da palma da mão, que é vinculada a um cartão de crédito.
O aumento da taxa Selic e os impactos nas empresas
O evento da G4 Educação também contou com a participação do CFO da iugu, André Gonçalves.
Durante a sua palestra, André falou sobre o aumento da taxa Selic e a chegada de uma recessão.
De acordo com o CFO, a Europa e os Estados Unidos passaram por um longo período de taxa de juros negativas, em que os bancos centrais injetaram dinheiro para incentivar a economia e, assim, evitar uma recessão.
Conduta, a expectativa para esse ano, segundo André, é que a recessão, já anunciada ao longo dos anos, se concretize.
Gonçalves ainda pontuou que setores como o varejo, que dependem da circulação de dinheiro, podem sofrer impactos significativos, principalmente nas ações da companhia.
Sobre os efeitos do cenário macroeconômico nos negócios, André afirma que o mercado tende a fechar os financiamentos. “O mercado fica avesso a correr riscos e retira opções de créditos para empresas, além de encarecer os empréstimos com base na taxa atual de juros”.
Thaís Bruneli, diretora de Customer Success da V4 Company, Thiago Franco, embaixador do Mercado Livre e CEO da Icomm, Alexandre Zolko, CEO da CRM & Bônus, também palestraram no evento, que durou cerca de 4h.
De forma geral, ficou claro que a tecnologia, pautada por uma visão realizada e eficiência em gestão, nortearão o futuro do varejo e o sucesso das empresas do segmento.
E para ficar por dentro de outros conteúdos sobre tecnologia, inovação e meios de pagamento, acesse a nossa news!
Escrito em 28 de Fevereiro de 2023 por
Lidiane Oliveira
Posts relacionados

[GUEST] Confira 6 dicas de como evitar o retrabalho na equipe

Educação Financeira para empresas: 3 dicas importantes
