Se você conhece o modelo de negócio com assinatura recorrente, já sabe que a Netflix é um dos melhores exemplos da atualidade. Destacada no mercado como um case de sucesso, a provedora global de filmes e séries de TV tem muito a ensinar sobre esse formato.
Nos últimos anos, o negócio de recorrência ganhou popularidade e adeptos no mundo inteiro. Por se tratar de um serviço dinâmico, tornou-se vantajoso tanto para o consumidor — que pode contratar bons serviços sem sair de casa — quanto para a empresa online — que fideliza o cliente e melhora a gestão financeira.
Neste post, você vai conhecer em detalhes o negócio com assinatura recorrente da Netflix por meio de seis lições de como disponibilizar um serviço interativo e diferenciado que fizeram dela uma das gigantes no universo online. Confira!
Cada vez que a tecnologia lança uma inovação, o mercado se transforma e produz mais variedades para o consumidor que, exigente, passeia pelas opções em busca do que vai atender melhor às suas expectativas de compra.
Além de um produto ou serviço excelente, o negócio online também precisa oferecer uma boa experiência ao consumidor para garantir a sua permanência e fidelizá-lo. E é isso que a Netflix faz: coloca o cliente no centro do negócio e lhe oferece várias possibilidades à sua escolha.
Com isso, a empresa abriu vantagem competitiva e se mantém firme no propósito de disponibilizar entretenimento e planos de assinatura para todos os gostos. O consumidor ganha com a facilidade de negócio e pode acessar os conteúdos a qualquer hora do dia ou da noite.
A Netflix existe desde 1997 como locadora de DVDs, mas foi em 2010 que ingressou de vez no mercado internacional com o serviço de streaming e caiu no gosto popular. Chegou modesta e despretensiosa, mas já atenta às deficiências de outras empresas do ramo.
Foi ganhando assinantes e proporcionando experiências cada vez melhores a eles, estabelecendo um compromisso, com transparência e interatividade, sem muitas burocracias ou dificuldades.
Conheça seis lições da Netflix que você pode tomar como modelo para fazer da sua empresa uma referência em bons serviços, atendimento e envolvimento com o cliente!
A Netflix oferece a degustação ao consumidor antes de ele se tornar um cliente efetivo. Ou seja, ela permite a assinatura gratuita com acesso ilimitado por um período, geralmente de um mês, interagindo com as buscas e anseios dos futuros novos clientes.
Essa é uma forma de analisar o comportamento do consumidor — suas preferências, seus gostos, seus horários — direcionando a um atendimento personalizado para que ele esteja tão satisfeito ao término do período que já não percorra mais outro caminho que não o da assinatura permanente.
Nesse período de teste, o consumidor terá acesso a todo o conteúdo de filmes e séries, como uma gigantesca videoteca cheia de variedades, e a trailers e informações sobre produções que ainda não foram lançadas.
Quando ele percebe que a série ou o filme que deseja tanto ver só estará disponível no próximo mês, sabe que o caminho natural é o da assinatura, afinal, não vai querer ficar de fora dos bate-papos com os amigos cheios de spoilers e expectativas.
Cada vez que o cliente acessa a plataforma e deixa rastros das suas preferências, a Netflix, sempre atenta, processa e guarda a informação para criar um atendimento personalizado e intuitivo.
O cliente poderá retomar um filme ou série de onde parou além de ter sugestões de conteúdos similares toda vez que estiver à procura de algo interessante para assistir. Sempre haverá algo personalizado e disponível.
A preocupação da empresa vai muito além de garantir que o cliente mantenha a assinatura ativa. Ela se empenha em atualizar o catálogo de filmes e séries constantemente, bem como em aprimorar os serviços para deixar o cliente satisfeito e fidelizado.
Uma estratégia marcante da Netflix é facilitar tanto a contratação quanto o cancelamento da assinatura. Ela entende que o cliente tem direito de firmar ou rescindir um contrato com a mesma facilidade.
Com isso, a Netflix deixa as portas abertas 24h por dia e o cliente livre para fazer as suas escolhas, pois sabe que ele não encontrará um pacote tão completo de assinatura — catálogo variado, facilidade de navegação e pagamento, transparência, personalização, bom preço — em nenhum outro tipo de serviço.
A desobrigação criada pela Netflix gera efeito contrário do que se imagina. Cada vez mais, o cliente adentra o universo da provedora e descobre mais e mais facilidades nos serviços, desde a disponibilidade da plataforma em computador ou smartphone até a possibilidade de fazer download de episódios das séries preferidas para assistir off-line, por exemplo.
O cliente escolhe o plano de assinatura ideal para atender às suas necessidades e a Netflix se encarrega de apresentar tudo que será disponibilizado pelo prazo de vigência da assinatura. Os planos são os seguintes:
Como já dissemos, a Netflix coloca o cliente no centro de todas as ações e serviços ofertados. A empresa promove um diálogo direto e um relacionamento humanizado, acompanhando seus clientes de perto nas redes sociais e interagindo de maneira simples e direta.
Ao promover essa interação, é possível se adequar à linguagem do consumidor e oferecer ainda mais serviços personalizados. Em contrapartida, o cliente se manterá fiel aos valores da marca, conferindo-lhe ainda mais autoridade em um mercado no qual já é dominante.
Não só a Netflix, mas também outras empresas que ofereçam o modelo de negócios com assinatura recorrente devem servir de inspiração como cases de sucesso para empreendimentos em início ou expansão. Certamente, as estratégias utilizadas serão exemplos ricos sobre as diversas formas de atender bem um cliente para mantê-lo fiel e engajado.
Como toda empresa, ela também enfrenta dificuldades e apresenta desvantagens. Por isso, você deve filtrar o que servirá de base para o seu negócio, inspirando-se no que ela faz de melhor: acompanhar de perto o cliente e proporcionar-lhe a melhor experiência para que ele permaneça mesmo tendo total liberdade para ir embora a qualquer momento.
O que você achou deste post sobre negócio com assinatura recorrente e as lições do modelo utilizado pela Netflix? Se gostou, então compartilhe-o nas suas redes sociais e permita que muitas outras pessoas também conheçam o assunto!