Você já viu quais são as tendências de mercado para 2020?
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu
Existem muitos passos que uma empresa pode tomar para se manter competitiva. Conhecer as principais tendências do mercado em que ela atua é uma delas. Ter uma visão completa sobre o que fará a diferença na área de atuação da companhia nos próximos anos auxilia gestores a se preparem para fazer bons investimentos e, assim, se manterem à frente da concorrência.
Para ajudá-lo a compreender quais são as principais tendências de mercado para quem trabalha com vendas online, preparamos este post. Continue sua leitura e veja quais são as novidades que devem ficar na sua estratégia de investimento no futuro!
Meios de pagamentos digitais
A venda por meios digitais tornou-se uma rotina tradicional em empresas de vários setores. Hoje, para atingir clientes em todo o planeta, a forma mais eficiente é adotar o e-commerce. Porém, é importante que o negócio tenha uma solução de pagamento robusta.
Nesse sentido, o investimento em sistemas especializados na gestão dos pagamentos tornou-se uma tendência em várias áreas. Essa aplicação dá à empresa uma ferramenta robusta para processar pagamentos, prevenir fraudes e identificar a variação dos indicadores de venda ao longo de cada ano. Assim, ela pode manter um foco contínuo na entrega de bons produtos para seu consumidor.
Expansão dos atendentes virtuais
O atendimento por meios digitais é uma das melhores formas de lidar com o suporte ao consumidor. Ferramentas como o chatbot ampliam a disponibilidade de empresas – além disso, reduzem custos e a carga de trabalho da equipe.
Quem investe em um chatbot terá uma ferramenta automatizada para lidar com demandas simples. O suporte ao usuário em tarefas, como a troca de senhas e o status de uma compra, será feito sem interação humana, mas com uma boa experiência de uso. Desse modo, o time poderá focar-se apenas em processos complexos.
Políticas de atendimento omnichannel
O relacionamento com o consumidor é um ponto crítico para manter a empresa à frente da concorrência. Negócios consolidados são aqueles que conseguem reforçar a marca e, ao mesmo tempo, evitar que o cliente fique insatisfeito mesmo quando não tem sua demanda atendida. Uma das formas de atingir esse objetivo é investir em um atendimento omnichannel.
Essa estratégia coloca o negócio disponível para o cliente onde quer que ele esteja – 24 horas por dia, sete dias por semana, a companhia terá um canal de atendimento pronto para tirar dúvidas. Desse modo, o consumidor poderá sempre escolher uma forma que se adapte às suas demandas para resolver problemas ou tirar dúvidas.
Logística integrada à Internet das Coisas
A logística é um dos pontos mais importantes para quem trabalha com vendas, especialmente no e-commerce. A capacidade de comprar suprimentos rapidamente e entregar as vendas dentro de prazos influencia diretamente no sucesso do negócio a médio e longo prazos. Afinal, isso impacta nos prazos e nos gastos da empresa.
Por isso, muitas companhias estão investindo na Internet das Coisas para otimizar processos de logística. Isso permite que o gestor acompanhe todos os fluxos de trabalho continuamente e em tempo real. Ou seja, qualquer gargalo será rapidamente identificado pelo time, o que reduz as chances de ele não ser corrigido rapidamente.
A IoT também auxilia na automatização do fluxo operacional. Com os sensores integrados a ferramentas de gestão, a empresa pode acompanhar o estado de suprimentos ou de qualquer outro item do seu estoque. Além disso, sua movimentação dentro da cadeia será feita mais facilmente sem a interação de humanos, reduzindo erros e prazos.
Análise de dados
Um bom time de vendas e de planejamento precisa de dados para trabalhar. Soluções como as baseadas no Big Data e no Business Intelligence têm se destacado, nos últimos anos, como as que permitem que empresas aproveitem mais suas informações. Afinal, elas conseguem dar mais valor agregado para todos os registros que a companhia mantém dentro de seus sistemas de gestão internos.
O uso do Big Data auxilia o gestor a identificar tendências de mercado e como suas estratégias impactaram os resultados da empresa. Dessa maneira, a companhia pode planejar novos investimentos, produtos e campanhas de marketing. Além disso, consegue adiantar tendências e manter-se à frente da concorrência.
Já o BI garante que o empreendimento tenha uma visão completa sobre o que afeta seus resultados negativamente ou positivamente. Assim, o fluxo de trabalho pode ser otimizado de modo preciso e eficiente. Consequentemente, todas as etapas da cadeia operacional estarão com alta performance sempre.
Segurança digital
Investir em segurança digital é uma tendência permanente no ambiente corporativo. Conforme novas tecnologias e soluções chegam ao mercado, as ameaças se renovam. Por isso, é fundamental que os gestores estejam preparados para adotar ferramentas robustas e confiáveis.
Por isso, mantenha sempre um foco contínuo no investimento em soluções que sejam capazes de atender aos padrões do mercado. Otimize recursos, avalie as configurações mais eficientes e faça o monitoramento da sua infraestrutura. Além disso, adeque as regras de privacidade e gestão de dados do negócio para os padrões locais.
O investimento em novas ferramentas, aliás, não deve ignorar a privacidade digital. Soluções que lidam com dados de alto valor, como ferramentas de gestão de vendas e sistema de pagamentos, devem estar alinhadas com o que há de mais moderno na área. Além disso, o suporte a atualizações precisa estar focado em sempre corrigir bugs e vulnerabilidades.
O mercado brasileiro está em crescimento após uma longa crise. O aquecimento da economia cria expectativa de novas vendas para todos os comerciantes. Porém, apenas aqueles que se preparam a partir das principais tendências e novidades conseguirão atrair os clientes mais exigentes. Afinal de contas, hoje, o público-alvo de qualquer companhia busca estabelecer relacionamentos com marcas robustas, flexíveis e inovadoras.
Por isso, saber as tendências de mercado é algo tão importante. Isso torna mais inteligente o planejamento de investimentos, o fluxo de trabalho mais flexível e auxilia o gestor a identificar soluções úteis para suas dores. Desse modo, a empresa pode manter-se com alta competitividade e sempre atingir suas metas comerciais.
Quer saber como os meios de pagamentos digitais podem ser integrados ao dia a dia do seu negócio? Então fale agora com os nossos especialistas!
Escrito em 12 de Junho de 2020 por
Redação iugu
Posts relacionados


Serviços financeiros: o que são e como ajudam sua empresa
