Entenda a importância da presença nas redes sociais para a Indústria
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu
Através da internet é possível estar conectado com o mundo em tempo real e, com as redes sociais é possível transformar essa forma de conexão para algo mais pessoal e próximo. As mídias digitais, portanto, podem ser consideradas ferramentas poderosas de marketing, pois é através delas que as empresas encontram o seu público e mostram a sua marca de forma mais personalizada e atrativa às pessoas.
Segundo estudo realizado pela TIC Domicílios, empresa que afere dados referentes à quantidade de lares que possuem internet, 70% da população brasileira está conectada à internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Com esses dados é possível fazer o seguinte questionamento: Qual outro meio é possível atingir tantas pessoas com uma marca de forma tão simples e com baixo custo? Provavelmente nenhum, pois televisão e rádio cobram valores altos para realizar publicidade, principalmente se for em horários considerados nobres.
A pesquisa da TIC ainda mostra dados referentes à compra online, onde diz que 43,7 milhões de pessoas o que corresponde a 34% do total de usuários conectados, no ano de 2018, fizeram compras pela internet. Isso mostra que milhões de pessoas buscam diariamente soluções para as suas “dores” através dos canais digitais.
Com esses dados, e outros que já foram apresentados por outras instituições, cada vez mais se faz necessário que as empresas possuam presença digital caso queiram alcançar um número maior de pessoas. Vale ressaltar que essa presença vale para todos os nichos desde a indústria até os profissionais autônomos.
Falando em presença da indústria nas redes sociais é importante notar que essa ação, por mais nova que seja para o nicho das indústrias, pode sim trazer grandes benefícios, são eles:
Visibilidade
Alcançar novas pessoas através das redes sociais é uma ótima forma de fazer que conheçam uma indústria, além disso, através dos conteúdos postados é possível ganhar credibilidade e confiança.
Por meio das redes sociais é possível mostrar aos possíveis clientes detalhes como cultura, visão e valores da indústria, bem como, através de conteúdos que agreguem valor é possível fidelizar essas pessoas.
Além disso, a visibilidade gerada pelas redes faz que pessoas que não encontrariam uma indústria pelas pesquisas no Google acabem encontrando pelas redes sociais.
Pessoalidade da indústria
Quando o termo indústria é citado é normal que seja visto como algo distante, físico e nada pessoal. Todavia, com a presença nas redes sociais, essa visão é modificada, pois ela faz que as pessoas vejam essa indústria como algo pessoal e próximo, o que é ótimo para aquelas que pretendem atingir públicos específicos e diferentes daqueles que aparecem por outros meios.
Além disso, através de um bom gerenciamento de redes sociais é possível gerar interação e engajamento diário, ato que faz aumentar organicamente o alcance de novas pessoas. Ainda, com essa interação, a indústria pode descobrir “dores” que os clientes possuem e assim elaborar novos produtos e estratégias para suprir adequadamente o problema dessas pessoas.
Público segmentado
Não apenas através de alcance orgânico que uma indústria se faz presente nas redes sociais, mas também por meio de anúncios pagos. Anúncios esses que são eficazes quando a indústria possui uma necessidade que precisa ser solucionada rapidamente.
Pelo alcance orgânico a possibilidade de segmentação do público é menor, por isso, leads frios e quentes encontram-se misturados visitando os perfis das redes sociais, entretanto, com publicidade paga, abre-se a possibilidade de atingir apenas aqueles que são clientes com grande potencial.
Para obter essa segmentação basta criar um anúncio através dos gerenciadores de anúncios das redes e escolher detalhes que representam a persona dessa indústria. Para isso, não se esqueça de elaborar um avatar para representar corretamente esse público, assim você evitará desperdício de dinheiro. Vale ressaltar que esse avatar deve ter idade, sexo, profissão, interesses, preferências, entre outros detalhes considerados relevantes para cada nicho.
Quando o assunto é anúncio pago, não apenas o público deve ser segmentado, mas os resultados diários, semanais e mensais devem ser analisados. Dessa forma você terá certeza que o anúncio feito está gerando resultados positivos, e caso não esteja, é possível otimizar até que se alcance as métricas desejadas.
Por fim, não esqueça que para que a segmentação e os anúncios em geral funcionem é preciso ter elaborado uma estratégia eficiente de marketing digital, assim porcentagem de acertos será maior que a de erros e os resultados, consequentemente, serão satisfatórios.
Dessa forma, como você pode perceber, redes sociais para indústria são sim um grande diferencial, isso porque é possível atingir um público diferente e maior. Além disso, através das redes será possível que as pessoas conheçam a indústria não apenas como algo distante e impessoal, mas o oposto, como algo próximo e pessoal, o que certamente mudará a relação que cada pessoa possui com essa empresa.
Escrito em 30 de Junho de 2020 por
Redação iugu
Posts relacionados

[GUEST] Confira 6 dicas de como evitar o retrabalho na equipe

Educação Financeira para empresas: 3 dicas importantes
