Whatsapp Fechar

4 dicas de JavaScript para garantir um código mais limpo

Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu

Quem trabalha com JavaScript sabe que manter um código funcional é uma preocupação constante. Mas, da mesma forma, é importante que ele seja limpo. Aliás, esse é um dos truques mais preciosos que um desenvolvedor pode conhecer.

Saber manter o seu código-fonte limpo facilita a manutenção e a atualização de qualquer parte dele. Além disso, reduz as chances de sua página web ser construída com algum tipo de erro. Por isso, essa forma de escrever códigos deve sempre ser adotada.

Veja, a seguir, 4 dicas de JavaScript para manter o seu código mais limpo!

O que é um código limpo?

O termo código limpo é utilizado para definir todo código-fonte que evita o desperdício de linhas com funções, variáveis e comentários que não são necessários. Isso torna a sua leitura mais simples, ágil e livre de confusões. Ao mesmo tempo, torna a verificação dos problemas mais precisa.

Um código limpo, em outras palavras, evita todos os elementos que não são necessários para que o programa ou script entregue os resultados esperados. Esse cuidado também pode ser feito se apoiando em técnicas próprias para reduzir o número de elementos variáveis em funções.

Assim, a usabilidade das soluções, dos sistemas web e das páginas pode ser mantida sem que o código fique muito grande.

Por que o clean code é importante para a sua empresa?

A cultura do clean code tem ganhado espaço nos últimos anos. A pressão por ambientes de produção de softwares e páginas web mais ágeis se tornou frequente. Afinal, quanto maior a entrega de resultados, mais facilmente a empresa conseguirá se adaptar a novos cenários.

O código limpo, nesse sentido, é uma ótima escolha para negócios que pretendem reduzir o tempo de entrega das suas páginas web. Ao eliminar elementos que não sejam necessários, o desenvolvedor poderá validar scripts de JavaScript facilmente. Afinal de contas, verificar onde está um erro e como ele pode ser solucionado demandará menos tempo.

Códigos limpos também são úteis para aumentar a produtividade e o foco em resultados da equipe. O motivo é simples: além de gastar menos tempo corrigindo problemas, a empresa também direcionará menos recursos da sua equipe de TI para criar, executar a manutenção ou gerenciar um site ou sistema web, liberando a atenção ao que for crítico para o seu sucesso.

Como implementar a filosofia clean code na sua rotina de desenvolvimento?

Para implementar uma filosofia de códigos mais limpos, especialmente no cenário das páginas web, várias técnicas podem ser utilizadas. Veja, abaixo, algumas dicas de JavaScript para os seus scripts serem mais funcionais, sem precisar de um grande número de linhas!

1. Teste de forma automatizada

A automação dos testes reduz o tempo gasto para validar a funcionalidade do seu código sem que a precisão do processo seja comprometida. Aliás, essa escolha aumenta a escalabilidade do trabalho da equipe: o número de linhas de código que poderão ser verificadas será muito mais amplo do que ocorre quando a verificação é manual.

Conforme o seu código é reduzido, a automatização dos testes será ainda mais importante. Com ela, a equipe poderá validar se os elementos removidos são realmente necessários em prazos menores. Assim, haverá mais espaço para experimentação e busca de alternativas mais dinâmicas e alinhadas com as expectativas do seu cliente.

2. Utilize o destructuring assignment para receber parâmetros (ES6)

O Ecmascript 6 (ES2015, ou ES6) melhorou várias rotinas do trabalho de quem está envolvido com o desenvolvimento de páginas web. Uma delas é conhecida como destructuring assignment.

Ela permite que profissionais extraiam dados de arrays ou objetos facilmente. O seu uso pode ser feito, inclusive, no recebimento de parâmetros para uma função. Por exemplo, essa seria uma função sem utilizar essa técnica:

function CPFIsValid(user.CPF){ return !!user.CPF.length }

Com o apoio do destructuring assignment, a função passaria a ser escrita da seguinte maneira:

function CPFIsValid({ CPF }){ return !!CPF.length }

3. Comente apenas o que for necessário

Comentários são muito importantes para a gestão do código-fonte após ele ser integrado ao software ou página web. Eles permitem que o desenvolvedor se comunique com o resto da equipe diretamente no código. Ao mesmo tempo, tornam a identificação de erros muito mais prática.

Mas para serem funcionais, os comentários precisam ser utilizados corretamente. Por isso, sempre seja objetivo e claro nos seus comentários. Evite que o for desnecessário e foque em descrever como a variável ou função está estruturada, para tornar o trabalho de outros membros do seu time muito mais preciso.

4. Adote nomes variáveis

Outro impacto positivo que a ES2015 trouxe para desenvolvedores de JavaScript são as arrow functions . Elas permitem ocultar o termo return em linhas de código e o uso de chaves. Ou seja, tornam a leitura e a digitação do código muito mais simples e rápida.

A função do segundo item da nossa lista de dicas de Java Script, se escrita utilizando essa prática, ficaria da seguinte forma:

const CPFIsValid = ({ CPF }) => CPF.length

Quando executado, o código fará as mesmas operações da função que apresentamos na dica número 2. Porém, agora, o profissional de TI terá que digitar apenas uma linha. Prático, não?

Quem trabalha com código-fonte no seu dia a dia, seja de um programa, seja script ou página web, sabe que um mesmo conteúdo pode ser apresentado de várias formas. Porém, existem alguns caminhos que são muito mais funcionais na sua habilidade de reduzir prazos, erros e brechas de segurança.

Afinal, eles conseguem tornar a verificação das funcionalidades mais robusta e direta. Escrever um código limpo é um bom caminho para ter páginas web mais funcionais.

A equipe de TI que adota essa prática também se beneficia de um tempo de produção muito menor: todos os projetos demandarão menos recursos para ser entregues conforme as demandas do usuário.

Por isso, não deixe de seguir as dicas de JavaScript que apresentamos neste post. Elas ajudam o seu código-fonte a ficar mais limpo, verificável e eficiente. Tudo isso, sem comprometer a usabilidade e a experiência do consumidor ao acessar a sua página web.

Por falar nisso, você tem algum segredo para tornar as suas páginas mais funcionais? Compartilhe com a gente nos comentários!

Posts relacionados