Whatsapp Fechar

[GUEST] Confira dicas e cuidados para atuar como desenvolvedor freelancer!

Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu

A área de tecnologia é conhecida pela flexibilidade e ampla possibilidade de carreiras. Uma das que ganhou espaço nos últimos anos é a de desenvolvedor freelancer. Esse profissional pode atuar criando soluções personalizadas para pequenos negócios ou até mesmo em projetos de grandes empresas.

Mas para ter sucesso como desenvolvedor, é fundamental planejar a carreira do modo certo. Ter uma vida profissional com bons desafios é algo muito legal, mas melhor ainda é saber contorná-los. Isso garante um fluxo contínuo de receitas e uma boa rede de clientes.

Quer saber mais sobre quais são os maiores desafios de um desenvolvedor freelancer e como contorná-los? Então, confira o post a seguir!

Por que ser um desenvolvedor freelancer?

Muitas pessoas tem como sonho um emprego tradicional em um negócio de sucesso. Mas essa não precisa ser a única forma de garantir felicidade no mercado. Muito pelo contrário: para quem trabalha em áreas inovadoras, a atuação como freelancer é uma ótima alternativa.

Escolher o trabalho autônomo te dá mais liberdade e flexibilidade no dia a dia. Você pode executar projetos remotamente e pode até viajar enquanto trabalha. Basta levar o seu computador!

Ao mesmo tempo, você conseguirá definir os próprios horários. Não gosta de ficar acordado durante o dia? Sem problemas: basta se manter em dia com os seus prazos para executar os seus projetos no momento mais adequado.

Outro grande benefício é a possibilidade de aprender mais em menos tempo. Quando se é um desenvolvedor freelancer, você sempre entrará em contato com novas empresas e equipes. Isso permitirá aprender novas formas de resolver problemas, trocar experiências e ter acesso à novas culturas de trabalho.

Quais são os desafios para ser um desenvolvedor freelancer?

Trabalhar como desenvolvedor freelancer pode trazer vários benefícios para o seu dia a dia, mas também é algo que tem os seus desafios próprios. Conhecer cada um deles é o primeiro passo para superá-los. Os principais são os seguintes:

  • algumas pessoas podem ter dificuldade para se adaptar a uma rotina com alta flexibilidade;
  • renda mensal variável;
  • conquistar novos clientes;
  • manter-se à frente da concorrência;
  • conseguir combinar múltiplos projetos ao mesmo tempo.

Para contar tais desafios é preciso ter um bom planejamento de carreira robusto. Saiba para onde você quer ir e como chegar lá. Além disso, alguns passos precisam ser incorporados ao seu dia a dia para reduzir riscos e maximizar a sua carteira de clientes.

Como ganhar espaço no mercado?

Uma vez que você adotar a carreira de freelancer, é importante tomar alguns cuidados. Ninguém quer ter problemas para conseguir clientes e manter as contas em dia, não é mesmo? Veja a seguir alguns passos que podem ser adotados para ter o sucesso esperado no mercado de tecnologia!

Elabore um bom portfólio

Todo profissional tem um cartão de visitas. O portfólio é a versão digital para quem trabalha com tecnologia, comunicação e serviços criativos. Ele auxilia possíveis clientes a conhecerem melhor o seu trabalho, identificar o seu perfil e meios de contatos.

No portfólio digital, portanto, devem estar os seus melhores projetos pessoais e profissionais. Além disso, é importante seguir os seguintes cuidados:

  • mantenha uma descrição sobre cada projeto, clara e objetiva;
  • priorize projetos mais importantes e recentes;
  • mantenha dados de contato atualizados;
  • adote um layout que combine com a sua personalidade e o seu perfil.

Tenha uma rede de contatos

Muitos profissionais conseguem sucesso nas suas carreiras pela sua rede de contatos. O network é um aspecto que já é muito importante para quem não trabalha como freelancer. No caso dos autônomos, é algo fundamental para encontrar as melhores oportunidades.

Portanto sempre faça um bom trabalho para estabelecer uma rede de contatos e parceiros. Mantenha-se em dia com as pessoas que fizeram parte dos projetos em que você esteve envolvido. E não deixe de recomendar para os projetos que você participa profissionais de qualidade que você conheça: isso fortalecerá vínculos e aumentará as suas chances de ser chamado para outras oportunidades no futuro.

Participe de eventos

O setor de TI realiza eventos corporativos muito interessantes, muitos deles estão acontecendo virtualmente, por causa da pandemia da Covid-19. E essa é uma das melhores horas para estabelecer laços e parcerias. Afinal de contas, conferências, palestras e fóruns são ambientes que reúnem pessoas com os mesmos objetivos e interesses.

Sempre fique atento a oportunidades de participar de um evento de TI. Se existir a chance de ser um palestrante, melhor ainda: isso dará visibilidade para o seu trabalho e fortalecerá a sua imagem como um desenvolvedor de destaque.

Sempre invista na qualidade do seu trabalho

O setor de tecnologia muda constantemente. Isso demanda dos profissionais autônomos um cuidado constante com a sua carreira. Afinal, deixar de se atualizar é perder a oportunidade de trabalhar em projetos pautados pela inovação e o foco no que há de mais moderno no mercado.

Por isso não deixe de ser atualizar sobre as novas tecnologias e metodologias de trabalho. Conheça as melhores ferramentas do mercado, APIs que possam ser úteis para o seu dia a dia e estratégias de execução de projetos inteligentes. Assim você poderá fornecer soluções modernas e mais dinâmicas para todos os seus clientes.

Tenha uma reserva financeira

Para se proteger de momentos difíceis, a reserva é um ponto básico do orçamento de qualquer profissional freelancer. Ela deve ser feita conforme o perfil financeiro da pessoa e o seu fluxo de contas a pagar. Assim, ela poderá te proteger de qualquer imprevisto no futuro.

Uma boa reserva financeira, portanto, deve permitir a manutenção das suas contas em dia por alguns meses. Para se proteger, ela pode ser estruturada com um investimento de boa rentabilidade mas que possa ser resgatado facilmente. Isso dará mais flexibilidade para pensar o seu futuro e, com isso, reduzir a insegurança na sua carreira.

Ser um desenvolvedor freelancer pode ser uma ótima carreira para quem busca flexibilidade e a possibilidade de trabalhar em várias iniciativas ao mesmo tempo. Atuando como autônomo você poderá criar sites, trabalhar com integração de sistemas ou até mesmo fazer softwares sob medida. Além disso, terá o tempo necessário para se dedicar a projetos pessoais, como um jogo mobile ou o seu próprio app.

Adotando as medidas deste post, porém, você certamente terá menos dificuldades no seu dia a dia. Ou seja, se tornar um freelancer de sucesso será algo simples e prático. Gostou da nossa dica? Siga a iugu no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn para receber outras dicas como essa!

Posts relacionados