blog

Vendas SaaS: 6 dicas imperdíveis para melhorar os resultados

Escrito por Redação iugu | Aug 6, 2020 4:00:00 AM

Você já trabalha com a realização de vendas SaaS? Se esse não é o caso do seu negócio, chegou a hora de se reinventar: adotar esse modelo pode garantir o sucesso da empresa a médio e longo prazo e prepará-la para um futuro mais robusto e rentável.

Para te ajudar a entender como o SaaS funciona e as suas bases, fizemos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como as vendas SaaS podem colocar o seu negócio à frente da concorrência!

O que são as vendas SaaS?

O SaaS (sigla para Software as a Service, ou Software como Serviço, em português) é um modelo de vendas em que o pagamento pelas soluções é feito de modo recorrente. Mensalmente, portanto, o cliente faz o pagamento de um pacote de serviços. O valor é ajustado conforme o número de recursos que é utilizado a cada período.

Esse modelo ganhou popularidade na indústria de software. Com ele, empresas de TI conseguiram ofertar as suas soluções por valores menores e mais alinhados às demandas de seus clientes. Ao mesmo tempo, se tornaram capazes de fidelizar consumidores com mais facilidade, afinal, o custo-benefício quase sempre era maior do que a compra de uma licença completa.

Hoje as vendas SaaS já fazem parte de muitos setores não relacionados à TI, como o e-learning. Mas, apesar de os produtos serem diferentes, os benefícios são os mesmos: a possibilidade de manter clientes fidelizados com pacotes mais fáceis de serem personalizados e adquiridos.

Como o SaaS pode ser estruturado?

As vendas SaaS são estruturadas a partir de algumas estratégias. Elas facilitam a captação de clientes e a decisão pela compra do produto. Veja a seguir os três modos utilizados para o consumidor testar e utilizar os produtos e as soluções do seu negócio!

Self Service

No modelo self service, o cliente terá total liberdade para definir o que ele adquirirá e como fará o seu uso. Os pacotes, em outras palavras, são moldados conforme as suas necessidades. Assim, não há como definir o preço de um pacote antecipadamente.

No modelo self service, o cliente sempre terá um pacote de produtos e serviços que se alinha às suas demandas. Desse modo, na hora em que o pagamento for realizado, a sua objeção ao valor será mínima. Ao mesmo tempo, as suas expectativas são atendidas com mais facilidade, uma vez que ele será o responsável por moldar o seu pacote.

Freemium

O modelo freemium é muito utilizado em soluções de TI. Quando falamos que um software é freemium, por exemplo, ele permite o acesso a apenas parte dos seus recursos. Funcionalidades avançadas são limitadas e podem ser utilizadas apenas após um pagamento.

Essa estratégia é muito utilizada para permitir um teste contínuo de recursos básicos do programa. Além disso, dá mais dados para a empresa sobre o perfil do seu público-alvo: uma vez que o cliente pode continuar utilizando a solução por longos períodos, a empresa conseguirá moldar as suas estratégias e maximizar as suas taxas de conversão a médio e longo prazo.

Trial

O trial é o modelo que permite o teste de uma solução por um período em todo o seu potencial. Após o fim do prazo, o cliente deve fazer um pagamento caso queira continuar utilizando o serviço. Ou seja, o acesso é travado assim que o trial acaba.

Se no modelo freemium você tem acesso a parte do programa antes de tomar a sua decisão, aqui é possível avaliar todos os recursos. Dessa maneira, a empresa pode avaliar com segurança se vale ou não a pena investir na ferramenta.

Como aumentar as suas vendas SaaS?

Para aumentar as vendas SaaS da sua empresa, algumas estratégias podem ser utilizadas. Elas conseguem otimizar o posicionamento da sua marca e tornar as suas soluções mais atraentes para o seu público alvo. Confira!

1. Invista no marketing

O marketing é a melhor forma de encontrar os seus clientes. Apostando no apoio das redes sociais, isso pode ser feito com um alto retorno sobre o seu investimento. Assim, será possível filtrar para quem a mensagem será direcionada.

2. Abra opções de personalização

A possibilidade de personalizar os pacotes de serviços da sua empresa garantem que o seu cliente tenha o contrato que melhor alinha-se com suas demandas. Como consequência, o consumidor ficará retido à marca e será responsável por mais recursos a médio e longo prazo.

3. Acompanhe o mercado

Para se manter competitivo, sempre avalie as tendências do seu setor. Isso permite otimizar o posicionamento da marca diante da concorrência e dos seus clientes. Afinal, a empresa terá um conjunto de soluções moderno e alinhado com as demandas da área.

4. Invita em um programa de indicação

Os programas de indicação dão benefícios para clientes que trazem negócios para a empresa. Em geral, são fornecidos pequenos descontos conforme indicações são feitas. Dessa forma, seu consumidor se torna um divulgador da marca.

5. Otimize as formas de pagamento

Uma maneira simples de garantir que o seu cliente sempre fechará o contrato é ter múltiplos meios de pagamento. Lembre-se que as formas de adquirir o seu produto devem se alinhar com o perfil do público-alvo. Por isso escolha uma solução de gestão de pagamentos moderna, segura e flexível.

6. Treine o seu time de vendas

O seu time de vendas deve estar preparado para tirar dúvidas e sempre ajudar o cliente a escolher a melhor opção para as suas demandas. Essa é uma das melhores estratégias para conquistar clientes fidelizados. Afinal, garante que o cliente fechará o contrato com uma opção de alto custo-benefício.

As vendas SaaS são uma ótima forma de manter-se lucrativo mesmo em momentos difíceis. Esse modelo de negócios traz mais flexibilidade para a empresa e os seus clientes. Por isso não deixe de fornecer essa opção e garantir que ela esteja alinhada com as necessidades do seu setor!

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre os diferenciais do SaaS? Então, não deixe de conferir o post que preparamos sobre o tema no nosso blog!