É verdade que nenhuma ferramenta sozinha faz o seu trabalho, mas também podemos dizer que os melhores profissionais são aqueles que escolhem a ferramenta perfeita para trabalhar.
É por isso que muitos desenvolvedores e gestores têm buscado nas plataformas como serviço toda a qualidade e eficiência produtiva que precisam para serem competitivos no futuro.
Que tal ser mais uma dessas pessoas que buscam aprimorar as suas capacidades de produção e de atendimento? Neste artigo, vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto: o que é PaaS, seus benefícios e como escolher certo. Acompanhe!
Com a evolução da tecnologia e do acesso à Internet, a cloud computing possibilitou toda uma nova gama de opções para acesso e utilização de soluções, ferramentas e sistemas para desenvolvimento dentro de empresas.
A nuvem começou apenas como um HD remoto, mas rapidamente provou que a virtualização de software poderia ser uma grande vantagem para os negócios no mundo inteiro.
Foi assim que surgiram as primeiras soluções como serviço. Inicialmente, pequenas aplicações que, sem precisarem ser adquiridas e instaladas manualmente nos computadores, podiam ser oferecidas em modelos mais convidativos de pagamento — principalmente, de assinaturas.
Essa evolução não parou por aí e, desde que essa base estava criada, vários serviços mais robustos e completos começaram a surgir.
É nesse momento que o software as a service não se mostra mais suficiente. Hoje, é possível agregar diversos deles, com funcionalidades e capacidades complementares para criar sistemas e plataformas robustas com acesso remoto.
São soluções conhecidas, como PaaS, ou Platform as a Service. O cliente paga uma assinatura flexível e de menor custo para poder utilizar uma suíte completa de ferramentas, desde bancos de dados estruturados até um dashboard integrado para análise de dados. Todo o necessário para o desenvolvimento e produção sob apenas um contrato.
Para entender porque os desenvolvedores no mundo todo preferem a plataforma como serviço no lugar do modelo tradicional de aquisição de licenças, preparamos uma lista com os benefícios práticos da solução. Veja!
Uma das grandes diferenças da PaaS para os modelos tradicionais é sua barreira de entrada — ou melhor, a falta de uma.
Dependendo da solução, um sistema completo e robusto de desenvolvimento pode custar muito caro para a compra, até mesmo, para as empresas médias. É preciso ter muita certeza da utilização e da vida útil da plataforma antes de se comprometer.
Já a PaaS dilui esse investimento inicial em uma assinatura e permite que você altere ou cancele esse pagamento de acordo com a sua demanda. Mesmo que no longo prazo a empresa pague o mesmo (o que, geralmente, não acontece), é um gasto previsível e amortizado dentro da rotina financeira.
Essa economia continua ao longo de todo o período de contrato. Uma das características de plataformas como serviço é que boas empresas fornecedoras sempre atualizam e adaptam suas soluções.
Isso significa mais tempo sob aquele contrato sem necessidade de adquirir novas ferramentas com o passar dos anos. Sem contar que, como a plataforma é remota e roda em servidores próprios, você não precisa lidar com a manutenção e a atualização de parque tecnológico.
Ao contrário de soluções por compra de licença, a maioria das PaaS oferecem períodos de testes ou condições especiais para os primeiros meses. Assim, é possível testar rapidamente várias alternativas no mercado para escolher a que melhor se encaixa na sua empresa. É um processo muito mais prático e com menor tempo de planejamento necessário.
A natureza da PaaS é ser uma solução completa para a gestão e operação de sua especialidade. Se, por exemplo, você busca ferramentas de desenvolvimento, existem opções que entregam funcionalidades desde o planejamento até a execução e deploy.
Ou seja, a empresa só precisa de uma solução e um contrato, em vez de brigar com conflitos e redundâncias em ferramentas ao adquiri todas separadas. É mais eficiência para a cadeia produtiva e uma gestão de contrato bem mais simples.
Outra vantagem da entrega de serviços remoto e de ter a plataforma rodando do lado do fornecedor é que o suporte é muito mais próximo e imediato. Geralmente, é oferecido em conjunto com a entrega de recursos e ferramentas. Os bons fornecedores de PaaS sempre trabalham em suas soluções e entregam o melhor possível aos seus clientes.
Ter toda a plataforma produtiva na nuvem significa tê-la disponível e com desempenho consolidado independente de onde você acessa ou quando. Por isso, PaaS é uma grande saída para empresas que querem investir em trabalho remoto e home office. Elas não só permitem que colaboradores trabalhem de longe como integram e gerenciam o uso de dados e de arquivos para tornar o ambiente digital ainda mais eficiente que o físico.
Sem se preocupar tanto com a manutenção de servidores e de ferramentas, sem grandes planejamentos de investimento e com soluções que entregam tudo o que é preciso para produzir, toda essa parte de implementação sai dos ombros dos profissionais.
Assim, desenvolvedores podem focar em seu código e em como ele vai resultar em produtos ideais para os seus clientes.
O foco estratégico traz mais inteligência de negócio e os resultados refletem isso. Você consegue se livrar da gestão de contratos confusos, compatibilidades e atualização constante de ferramentas para trabalhar no que realmente importa.
Não existe o PaaS definitivo, mas existem soluções melhores para determinadas funções e empresas. Portanto, escolher e implementar a plataforma certa é uma questão de autoconhecimento e busca no mercado.
Por exemplo, se você quer um sistema para gerenciar pagamentos recorrentes e digitais, existem soluções específicas para isso. Se você quer aprimorar a produção, uma plataforma voltada para desenvolvimento e gestão de projetos vai atender melhor.
Agora que você entende o que é PaaS, essa busca fica muito mais fácil. É hora de levantar as suas necessidades e encontrar as opções de mercado com mais potencial para elevar a qualidade do seu trabalho.
E aí, ficou alguma dúvida? O que você espera de um PaaS para a sua empresa? Deixe o seu comentário aqui em baixo!