Você já ouviu falar em mobile first? Para contextualizar melhor a importância do termo, vamos apresentar alguns dados: de acordo com a Anatel, em junho de 2020 os brasileiros já alcançavam o número de 106,22 celulares a cada 100 habitantes.
Esses aparelhos são usados para compras, e a Global Customer Insights da PwC mostrou um aumento de 15% para 50% no percentual de brasileiros que afirmaram fazer compras pelo smartphone ao menos uma vez por mês.
Qual a ligação desses dados com o mobile first e porque você deve adotar esse conceito no seu e-commerce? Vamos explicar tudo neste post. Leia até o final!
Provavelmente você já visitou um site bem diagramado e estruturado na web, mas na hora de acessá-lo pelo celular, encontrou dificuldades na navegação, ou até mesmo, para enxergar as informações que precisava. As fotos estavam com uma definição ruim, as fontes não favoreciam a leitura e entre outros detalhes.
O mobile first é a solução para isso. Esse conceito propõe que as páginas de sites e de ecommerces sejam pensadas primeiro para telas menores, como as de smartphones. Após essa concepção, as páginas são adaptadas para funcionarem bem em telas maiores, como as de notebooks e as de desktops.
Se considerarmos os números de pessoas que usam o celular para fazer consultas e compras, a aplicação do mobile first se justifica. Se você pensar na alta concorrência que a Internet oferece, fica muito fácil fazer uma nova busca em outras lojas, caso a página do seu negócio não ofereça uma boa experiência ao usuário.
A demora nessa adaptação pode levar à perda de clientes, de leads e a queda no engajamento. Por isso, o seu negócio perde a exposição e as vendas por não aplicar o mobile first. Como em todo o cenário que envolve a tecnologia, é importante estar atento a essa e outras novidades que surgem, e assim evitar que seu empreendimento fique obsoleto.
Até aqui ficou claro o que é mobile first e porque ele é tão fundamental, certo? Agora, vamos ao mais importante: todos os benefícios que você pode alcançar ao implementar o conceito no site da sua empresa. Vamos lá?
Ao procurar por um serviço ou um produto, é comum que as pessoas façam uma pesquisa no Google para encontrar fornecedores e avaliar o índice de satisfação dos consumidores. Por isso, é importante o site do seu negócio aparecer entre os primeiros colocados quando é feita uma pesquisa sobre o termo relacionado. Já que esses resultados são os priorizados na hora de entrar na página para mais informações.
Ao perceber o aumento do uso de smartphones, a Google passou a considerar o mobile first como um dos fatores no ranqueamento de sites em seus indexadores de busca. Essa decisão foi anunciada oficialmente desde 2018, mas as páginas que não tinham essa configuração já encontravam dificuldades para serem localizadas em pesquisas.
Portanto, se você quer que a sua empresa seja encontrada quando o cliente procurar pelo seu ramo de negócios no Google, você precisa configurar o site para mobile first.
Citamos acima a importância da experiência do usuário para não perder consumidores para a concorrência. Sites mobile first carregam mais rápido nos celulares e trazem melhor definição, comparado aos que não possuem essa característica, além de serem mais fáceis de navegar.
Além disso, essas páginas possuem um design mais limpo, agradável e funcional. Fatores que influenciam a percepção e experiência do seu cliente quanto à sua empresa e o que ela tem para oferecer.
Você sente mais segurança em relação à qualidade do produto ou do serviço ao entrar em um site organizado, intuitivo e bonito? Quando acessa uma página que tenha uma configuração estranha, passa a desconfiar que seja um golpe ou que a empresa não é confiável?
Acredite, o seu público também avalia esses quesitos quando acessa as informações do seu negócio. Apostar em um site mobile first faz com que o consumidor tenha acesso a uma página bem organizada, e passa uma primeira impressão muito positiva em relação à sua marca.
As vezes, o celular não está conectado a uma Internet banda larga ou de alta velocidade. Em muitos casos, o usuário está apenas com um pacote de dados, mas precisa de uma página com carregamento rápido e eficiente.
Ao privilegiar o uso por smartphones, é necessário pensar em sites mais leves, mas que tragam todas as informações necessárias. Esse propósito resulta em páginas que carreguem em pouco tempo e de maneira funcional.
Lembre-se de considerar o tempo de carregamento de conteúdos multimídia na hora de estruturar um site mobile first. Evite usar vídeos e áudios muito pesados.
Um conteúdo otimizado para telas pequenas oferece visibilidade e alcance maiores, como resultado, atinge assim uma fatia maior de clientes. Embora pareça um detalhe pequeno, dificilmente uma pessoa indicará os produtos da sua empresa para outra se o site demora muito para carregar, o que dificulta a navegação entre as páginas e a conclusão da compra.
Muitos empreendedores perceberam o peso que os smartphones passaram a representar dentro dos hábitos e de consumo, mas optaram por adaptar os sites para versões responsivas em celulares.
Essa estratégia não é muito eficiente, já que essas versões não trazem a mesma leitura e o tempo rápido de carregamento necessário para os smartphones, além de limitar a aplicação de recursos.
Ao adotar o mobile first, as adaptações para desktop são mais simples e eficiente, além de trazerem redução de custos ao empresário que não precisará repetir o trabalho de estruturação do site.
Você já adotou o mobile first na sua empresa? Quais obstáculos ainda enfrenta para essa tomada de decisão? Lembre-se que, quanto antes aderir a esse conceito, mais rapidamente poderá usufruir de todos esses benefícios!
Se precisar de ajuda para melhorar as operações do seu site, entre em contato conosco! A nossa solução de pagamento é totalmente adaptada para funcionar bem, tanto em versões mobile first como desktop de diversos sites, além de possuir fácil integração. Venha conhecer!