blog

[GUEST] Logística para e-commerce: 7 pontos importantes a serem observados

Escrito por Redação iugu | Sep 16, 2020 4:00:00 AM

Quem trabalha com vendas online sabe que um dos pontos mais importantes para o sucesso do negócio é o modo de como a logística para o e commerce é estruturada. Entregar produtos e obter suprimentos em prazos adequados é algo que está diretamente conectado com a satisfação do consumidor. Se isso é frequente, aliás, a experiência de compra é otimizada.

Com uma boa experiência de compra, o negócio pode ampliar a fidelidade de cada consumidor. Além disso, otimizar a política de gestão da logística para ecommerce reduz os prejuízos, como os relacionados a compras canceladas. Ao mesmo tempo, elimina erros frequentes e melhora o posicionamento da marca.

Quer saber mais sobre o tema e o que fazer para otimizar a logística para o seu ecommerce? Então veja as dicas que preparamos abaixo!

1. Escolha a melhor transportadora

A escolha de uma boa transportadora é o primeiro passo necessário para otimizar os seus processos de logística para ecommerce. Ela deve ser alinhada com o seu perfil e ter serviços com bom custo. Além disso, precisa ter os mecanismos necessários para sempre adotar as melhores rotas sem comprometer os seus prazos.

O ideal é que, durante o processo de escolha, você garanta que a transportadora atenderá às suas demandas e as dos seus clientes. Metas de performance podem ser aplicadas para garantir que nenhum problema seja ignorado. Assim, você conseguirá rastrear a qualidade dos serviços e maximizar o retorno sobre o seu investimento.

2. Tenha um bom canal de distribuição

A maneira como os canais de distribuição da empresa são estruturados também impacta nos resultados das suas rotinas de logística. Se bem feito, o trabalho de gestão dessa área evitará riscos, minimizará erros e manterá sempre um nível de performance. Ou seja, mesmo em épocas de alta demanda, atrasos ocorrerão em pouca frequência.

Por isso não deixe de formular um canal de manuseio e distribuição de mercadorias dentro das demandas da sua empresa. Ele deve ser capaz de identificar pedidos, separar produtos e direcioná-los para as pessoas certas no menor tempo possível. Assim, sem erros, a mercadoria poderá ser entregue ao cliente com baixo custo e rapidamente.

3. Trabalhe com fornecedores confiáveis

Os fornecedores também influenciam na capacidade da logística para o ecommerce funcionar do modo esperado. Todo negócio funciona de modo integrado. Por isso, problemas no começo da sua cadeia operacional acabam impactando diretamente a habilidade da empresa entregar os produtos dentro do prazo.

Portanto, busque sempre um time de fornecedores alinhados com as suas demandas. Escolha parceiros que consigam garantir bons preços e entregas no prazo. Desse modo, os riscos da empresa não cumprir os prazos serão sempre baixos.

4. Faça parcerias com centros de distribuição

Para garantir que as entregas sempre sejam em baixo preço, uma alternativa muito escolhida por grandes empresas é o investimento em parcerias com centros de distribuição. Eles se tornam responsáveis por armazenar o seu produto e fazer o manuseio quando uma venda ocorre. Assim, o prazo de entrega (e os custos) podem ser reduzidos sem que a empresa tenha que fazer investimentos diretos em novos armazéns.

Para quem trabalha com logística para ecommerce, ter centros de distribuição parceiros é um fator crítico para a competitividade do negócio. Isso garante que os clientes sempre terão acesso aos produtos com o melhor prazo e custo possível. Já a empresa poderá contar com especialistas em gestão de estoque para evitar problemas e manter tudo dentro dos padrões do setor.

5. Planeje o seu estoque

O planejamento do estoque é um ponto que não pode ficar de fora da gestão de logística para ecommerce. Não basta que a empresa tenha times preparados e fornecedores adequados. Também é importante sempre ter os produtos que o cliente precisa à sua disposição.

Por isso o estoque deve ser planejado a médio e longo prazo. A empresa deve ter um fluxo de produção alinhado com as demandas do consumidor. Ou seja, os times devem colocar a produção para antecipar tendências e sempre se preparar para momentos de aumento de vendas.

6. Entenda as possibilidades do frete

A logística moderna consegue apoiar-se em diferentes modais para sempre entregar os produtos com o melhor custo-benefício possível. Por isso a sua empresa deve se manter atenta a todas as possibilidades possíveis. Isso facilitará que as vendas feitas pela web chegarão dentro do prazo, com custos baixos e sem erros.

A análise das possibilidades do frete deve ser um trabalho contínuo. Utilizando múltiplos fornecedores e entendendo as tendências da área, a empresa pode otimizar a sua performance em todas as pontas. Desse modo, a experiência do cliente é otimizada e os índices de fidelização ganharão mais força.

7. Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia não deve ser apenas uma camada para vendas online. Ela também pode ser aproveitada para que a empresa possa otimizar os seus processos de logística. Da Internet das Coisas a sistemas de gestão, o negócio precisa estar atento às oportunidades disponíveis.

Com a IoT, o fluxo de trabalho se torna rastreável e automatizado. Já os sistemas de gestão reduzem riscos e melhoram o acompanhamento das rotinas. Assim, erros não são ignorados e toda a empresa pode atingir as suas metas de qualidade.

O ecommerce é um dos setores mais competitivos da nossa economia. A Internet permite que empresas de todo o país busquem os mesmos clientes. Por isso todos os detalhes possíveis devem ser trabalhados para minimizar erros e garantir bons lucros.

Isso passa pelo investimento em uma logística de ponta. A empresa deve trabalhar continuamente para mitigar problemas e garantir o funcionamento dessa área com um bom padrão de qualidade. Isso vale tanto para processos de contato com fornecedores quanto para a entrega de mercadorias.

Por isso não deixe de buscar formas de otimizar as rotinas de logística para ecommerce do seu negócio. Isso tornará a marca mais competitiva e alinhada com as demandas do mercado. Além disso, evitará que clientes deixem de comprar com a sua empresa no futuro em função de erros que possam ser evitados.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar você a ter uma melhor rotina de logística? Então fale com a gente!