Vale a pena criar bot? Descubra a importância deles
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu
Você já pensou em criar um bot para a sua empresa? Chatbots estão ganhando o mercado e as razões para isso acontecer são variadas. Além de melhorar o nível de automação no ambiente corporativo, eles permitem a redução de custos e a maior disponibilidade do negócio.
Se a empresa fica mais disponível para o seu cliente, naturalmente, ela fará mais vendas. A marca também será reforçada: o negócio ganhará o reconhecimento do seu público-alvo como inovador e dinâmico.
Para ajudar você a entender mais sobre a importância de criar um bot, preparamos este post. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de solução e como ela pode ser empregada no seu dia a dia!
O que são os bots de atendimento?
Os bots de atendimento são soluções de software utilizadas para automatizar operações de relacionamento com o consumidor. Eles podem auxiliar a empresa a executar, sem o apoio de um humano, ações como a venda de produtos na internet e o atendimento a demandas específicas.
Assim, a empresa pode manter o foco nas atividades críticas e garantir um melhor uso dos recursos existentes. Um bot de atendimento tem mecanismos para se conectar a outras aplicações e atender às demandas dos usuários. Eles são divididos em duas frentes:
- soluções utilizadas para reconhecer as demandas digitadas pelos usuários;
- tecnologias (como APIs) que conectam o bot a outros sistemas para executar a coleta, o envio e a modificação de dados.
Como os bots podem ser utilizados pela empresa?
Como apontamos, os bots de atendimento podem ajudar a empresa em várias rotinas. Em todas elas, haverá mais automação, redução de custos e foco no que for crítico para o negócio. Entre as principais atividades em que ele pode ser integrado, podemos apontar:
- resposta de dúvidas dos usuários sobre produtos da empresa e o seu funcionamento;
- automação de processos como a troca de senhas, a informação sobre o status de compras e a execução das primeiras etapas do processo de suporte;
- venda de produtos.
Uma pizzaria pode, por exemplo, utilizar o chatbot para vender pizzas aos seus clientes automaticamente. O software será responsável por informar o menu ao consumidor, coletar os seus dados e enviar o pedido para o sistema de gestão de vendas. Além disso, fará a conexão com o sistema de pagamentos para validar os dados e finalizar a compra.
Já uma empresa de e-commerce pode utilizar o chatbot para ajudar o cliente a trocar a sua senha ou a obter o status de entrega de um produto. Desse modo, o time de suporte terá que lidar apenas com as demandas mais complexas.
Quais os benefícios do uso de um bot?
Criar um bot pode atrair um conjunto de benefícios para o dia a dia da empresa. Unificados, eles a tornarão mais competitiva e inovadora. Confira, a seguir!
Mais disponibilidade para o atendimento
O chatbot funciona 24 horas por dia, sete dias por semana — inclusive nos feriados. Isso dá uma grande disponibilidade para o seu negócio. Com a necessidade de ter pessoas trabalhando diretamente com o atendimento ao cliente reduzida, a empresa pode focar o que é mais estratégico para as suas vendas.
Ao mesmo tempo, o cliente sempre terá a garantia de que as suas demandas serão atendidas: mesmo que os times de suporte não estejam disponíveis, pequenas necessidades poderão ser solucionadas rapidamente.
Redução de custos
Times de atendimento podem exigir um grande número de recursos financeiros para ser mantidos. A empresa terá que contratar pessoas, treinar equipes e montar uma infraestrutura operacional eficaz. Além disso, a disponibilidade deverá ser mantida no maior tempo possível.
O chatbot reduz a necessidade de executar todos esses processos. Os times de vendas e suporte poderão ser reduzidos, o que minimiza o tamanho do orçamento. Assim, a empresa pode aumentar a quantidade de verba direcionada para ações estratégicas, projetos e investimentos que modernizem a sua cadeia de trabalho.
Melhora do fluxo de atendimento
O fluxo de atendimento também é otimizado. Sabe aquelas demandas de clientes que poderiam ser solucionadas com alguns cliques? Todas elas serão filtradas pelo chatbot.
Troca de senhas, status de compras, atualizações sobre reparos ou mudanças no cadastro poderão ser feitas automaticamente. O seu time de suporte, nesse contexto, poderá lidar com mais foco em rotinas críticas e atendimentos complexos. Isso facilitará a atenção que as equipes direcionam a essas solicitações e a qualidade do trabalho prestado.
Maior automação
Automatizar rotinas deve ser uma prioridade de toda empresa moderna. Manter os fluxos executados sem a intervenção de pessoas melhora os resultados operacionais, diminui gastos e evita erros. Além disso, auxilia a troca de dados a ser mais ágil.
Ao criar um bot, a empresa consegue aumentar a quantidade de processos que são feitos automaticamente. Isso vai além do simples atendimento a clientes. Por meio da janela de conversa, o consumidor poderá fazer as suas compras, receber os dados da venda e os documentos que validam o processo — tudo isso com o apoio da integração com sistemas de atendimento e vendas.
Manter-se competitivo em um cenário como o atual é um desafio para qualquer empresa. Negócios devem ficar atentos para evitar problemas e garantir que a experiência do consumidor sempre seja a melhor possível, sem gastar além do necessário.
Criar um bot de atendimento, nesse cenário, é uma ótima forma de manter a sua empresa à frente da concorrência. Por meio da automação e da tecnologia, o seu negócio conseguirá se relacionar melhor com o cliente, em mais canais, com menos gastos. Ao mesmo tempo, será capaz de evitar gargalos nos processos de atendimento.
Portanto, não deixe de criar um bot para a sua empresa. Busque um parceiro especializado e faça já a integração dessa solução com o seus canais de atendimento e de vendas online. Assim, o seu negócio poderá se relacionar com o seu cliente 24 horas por dia, sete dias por semana.
Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como melhorar a sua empresa? Então, assine agora mesmo a newsletter do blog da iugu!
Escrito em 23 de Setembro de 2020 por
Redação iugu
Posts relacionados

[GUEST] Confira 6 dicas de como evitar o retrabalho na equipe

Educação Financeira para empresas: 3 dicas importantes
