Whatsapp Fechar

Saiba de uma vez por todas porque fazer backup em nuvem

Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu

Todo gestor sabe o quanto os dados de sua empresa são um dos ativos mais valiosos que existem. Em função disso, investir em uma política de backup em nuvem passou a ser algo estratégico. Afinal, com ela a empresa pode reduzir custos, melhorar o acesso a informações e minimizar os prejuízos causados por falhas na infraestrutura de TI.

Portanto, adotar o backup em nuvem é garantir que a sua empresa possa se manter operacional, mesmo após uma falha grave na TI. Além disso, é uma forma simples de minimizar os prejuízos causados por ataques ou interrupções no funcionamento de equipamentos. Para ajudar você a entender melhor como isso funciona e por quais motivos o seu negócio deve adotar o backup em nuvem, preparamos o texto a seguir.

O que é o backup em nuvem?

O backup em nuvem é um serviço de TI que utiliza infraestruturas de cloud computing para armazenar cópias de arquivos e imagens de sistemas na web. Isso permite ao negócio integrar os benefícios do cloud computing, como a escalabilidade nas suas medidas de retenção de danos. Desse modo, a capacidade de proteger os seus arquivos será muito maior.

Por que investir no backup em nuvem é uma boa ideia?

O investimento em rotinas de backup é algo estratégico para qualquer empresa. Hoje, essa prática reduz riscos, melhora a continuidade do negócio e dá mais confiança para os clientes. Ao mesmo tempo, garante que a tecnologia poderá ser enviada para mais atividades do dia a dia da empresa.

Investir no backup em nuvem traz para o negócio esses benefícios e as vantagens de adotar o cloud computing. Confira a seguir!

Possibilidade de acessar remotamente os dados

Os backups em nuvem podem ser acessados e restaurados remotamente. Em momentos de crise, isso será algo muito importante para a empresa. Com alguns cliques, as atividades poderão ser retomadas sem que times inteiros precisem se deslocar.

Como consequência, o tempo necessário para a empresa recuperar os níveis normais de atividade será muito mais baixo. Isso diminui também os prejuízos e o impacto que as falhas podem ter na imagem do negócio.

Automatização de processos

Ter processos automatizados é algo que toda empresa busca ao investir em TI. Quando as rotinas são feitas automaticamente, há mais tempo para focar no que é relevante para a empresa. Ou seja, você ganha competitividade e foco no consumidor.

Os backups em nuvem podem ser programados remotamente para ocorrerem sempre no mesmo horário. Isso impede que as cópias sejam realizadas quando há mais demanda pelos recursos de TI. Ao mesmo tempo, traz para a empresa a tranquilidade de que as suas rotinas sempre estarão em dia.

Maior segurança de dados

A segurança de dados é algo crítico para qualquer negócio. Quando falamos em cloud computing, esse tópico facilita a eliminação de riscos. Além disso, dá mais controle para a empresa sobre quem pode visualizar os seus registros.

Backups em nuvem podem receber regras de acesso personalizadas. Essa funcionalidade reduz as chances de vazamentos ocorrerem. Assim, ninguém além das pessoas que fazem parte da sua corporação poderão visualizar os seus arquivos.

Monitoramento

A execução de um backup é um dos processos mais importantes de prevenção de riscos. Por isso o negócio precisa sempre manter-se atento para mitigar riscos e garantir que a empresa tenha as cópias em ordem. Afinal, não adianta investir em processos complexos se os registros ficam indisponíveis quando a empresa precisa deles.

O backup em nuvem ajuda a acompanhar a evolução das rotinas e mitigar os riscos existentes, como a indisponibilidade de arquivos. A empresa pode monitorar todas as cópias em um único lugar. Assim, se algum erro ocorrer, será possível corrigi-lo antes que o negócio precise dos dados que deveriam ter sido copiados.

Testes automáticos

Outro processo que ajuda a empresa a manter a confiabilidade dos seus backups em nuvem é a realização de testes. Essas rotinas garantem a integridade das cópias do negócio. Com isso, as chances de a empresa não ter acesso aos arquivos em função de uma falha de armazenamento se tornam muito menores.

Os backups em nuvem contam com testes automatizados de integridade. Essas rotinas validam se as cópias não estão corrompidas e se a sincronização foi feita conforme o esperado. Desse modo, o usuário pode ter a certeza, sempre que precisar, terá os seus registros em mãos.

Como criar uma política de backup de dados na nuvem?

Para criar uma política de backup de dados na nuvem o negócio deve estar atento a vários cuidados. Eles previnem que os arquivos mais importantes não ficarão acessíveis quando for necessário. Além disso, ampliam a habilidade da empresa para aproveitar ao máximo as vantagens cloud computing.

Entre os passos que podem ser adotados, podemos apontar:

  • entenda qual é o perfil da empresa: identificar o perfil é o primeiro passo para criar a política de backup, pois permite ao gestor orientar melhor as suas decisões;
  • avalie o modo como os usuários trabalham: isso permite ao negócio identificar quais são os arquivos prioritários;
  • defina regras de cópias a partir do que for mais importante: isso permite otimizar o uso dos recursos e criar cópias somente quando for necessário;
  • defina uma política de controle de acesso: essa medida reduz riscos de segurança e torna os backups mais seguros;
  • faça testes de viabilidade sempre: isso garante para os dados estarem acessíveis.

Fazendo esses cuidados a sua empresa pode adotar o backup em nuvem com segurança. Os times terão maior habilidade para levar essa tecnologia para o seu dia a dia. Além disso, a empresa consegue maximizar o seu retorno sobre o investimento.

Investir em mecanismos que garantem a continuidade da empresa é algo muito importante para qualquer setor, especialmente o ecommerce. Por isso não deixe de adotar o backup em nuvem no seu dia a dia. Isso permitirá ao negócio manter-se competitivo e com uma infraestrutura de TI preparada para enfrentar todos os desafios do seu dia a dia!

Gostou da dica deste texto? Então assine já a newsletter do blog para receber novidades exclusivas na sua caixa de entrada!

Posts relacionados