[GUEST] Não sabe como fazer o planejamento de frete no ecommerce? Aprenda!
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu
Qualquer pessoa que trabalha com vendas online ou que já fez uma compra pela internet sabe que um dos momentos mais críticos da compra é a hora em que o produto é enviado. Nessa fase, a empresa pode passar por vários problemas, como acidentes e atrasos. Justamente por isso, o planejamento do frete no e-commerce é tão importante.
Uma entrega bem organizada é executada com uma qualidade mais previsível. Afinal de contas, erros serão menos frequentes. Ou seja, a empresa enfrentará menos desafios relacionados à satisfação do cliente nessa área.
Quer saber mais sobre o tema e como fazer um planejamento do frete no e-commerce de alta qualidade? Então, confira o post!
O que é a gestão de frete?
A gestão de fretes é uma política voltada para garantir que as entregas da empresa ocorram no menor tempo, com o maior custo-benefício que for possível obter. O negócio deve, assim, garantir um nível de performance elevado e que se perpetue, mesmo nos momentos difíceis. Assim, a empresa poderá oferecer um trabalho de ponta para o seu cliente.
Em outras palavras, a gestão de fretes utiliza várias estratégias para garantir que os produtos cheguem ao consumidor final em um prazo curto e com um valor baixo. Além disso, deve aplicar medidas para reduzir todos os riscos operacionais. Ninguém gosta de surpresas, não é mesmo?
Por que essa política é importante para o e-commerce?
A política de gestão do e-commerce é fundamental para entregar uma experiência de compra acima das expectativas do cliente. Não basta, no cenário atual, apenas colocar os produtos acessíveis para as pessoas. A empresa deve, também, manter alta qualidade em todas as etapas da compra.
Como a entrega do produto depende de muitos fatores, é fundamental ficar atento. Evitar que problemas ocorram, em outras palavras, precisa ser uma prioridade: atrasos ou gastos não previstos causam prejuízos para a empresa e a insatisfação do consumidor, ainda que o produto fique dentro das suas expectativas.
Por isso, tantos negócios investem no planejamento de frete do e-commerce. Quando bem feito, ele torna as operações mais eficazes e robustas. Além disso, evita riscos e prepara os times para lidar com qualquer imprevisto da forma adequada.
Como a gestão de fretes pode ser feita?
Como apontamos, a gestão de fretes do e-commerce utiliza várias estratégias para entregar bons resultados. Confira, a seguir, as práticas mais tradicionais da indústria e torne a sua logística mais eficaz!
Invista em automação
A automação é uma peça-chave para tornar o e-commerce mais inteligente. Ela reduz as chances de problemas ocorrerem. Ao mesmo tempo, diminui a necessidade de pessoas estarem diretamente envolvidas em rotinas internas.
Automatizar partes da rotina de frete pode ser algo simples. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, facilita o gerenciamento do estoque e do caminho que os produtos passam ao longo do negócio. Bastam alguns cliques para o gestor identificar onde o produto está e se existe algum gargalo.
Já a emissão de documentos pode ser agilizada com sistemas de gerenciamento de vendas. Assim que o software de pagamento processar os dados do consumidor, um alerta pode ser emitido para as equipes. Ao mesmo tempo, os documentos necessários para a entrega do produto podem ser impressos sem erros, evitando que os times direcionem a sua atenção para isso.
Diversifique as suas formas de entrega
Empresas devem sempre atender às demandas dos seus clientes. Isso inclui a hora de entregar os produtos: há quem priorize o tempo e há quem opte pelo frete de menor custo, ainda que isso envolva esperar mais.
Por isso, trabalhe para que a empresa tenha várias opções de fretes disponíveis. O importante, aqui, é atender a diferentes perfis de consumidores. Assim, você poderá evitar que um cliente deixe de se relacionar com o seu negócio por não encontrar uma opção que se alinhe com os prazos e os custos que ele está disposto a arcar.
Tenha uma boa política de trocas
Nem sempre o cliente receberá um produto livre de falhas. Nessas horas, uma boa política de trocas é fundamental.
Ela deve estar em conformidade com a lei do seu setor, ser clara e objetiva. Os clientes devem acessar as normas da empresa com facilidade, evitando enganos. Além disso, é importante ter um planejamento para a coleta do produto e a troca por outro item, evitando que atrasos, custos elevados e a quebra de expectativas seja uma realidade.
Conte com parceiros especializados
Muitos negócios optam por terceirizar o seu frete. Isso garante o apoio de especialistas e o maior foco no cliente. Em alguns casos, inclusive, essa estratégia está incluída em modelos de vendas online, como o dropshipping e alguns marketplaces.
Mas isso demanda o apoio de bons parceiros. Portanto, sempre que o seu frete for terceirizado, busque empresas alinhadas com as suas demandas. Com um contrato robusto, você conseguirá prever custos e evitar surpresas enquanto o trabalho for executado.
Use indicadores
As métricas de performance são de grande importância para qualquer setor da economia. Na logística, elas podem auxiliar o negócio a validar gastos desnecessários e atrasos. Além disso, permitem a identificação de times ineficazes.
Por isso, o planejamento do frete no e-commerce sempre deve contar com o apoio das métricas. Elas permitem a visualização abrangente de qualquer problema. Com isso, o negócio poderá adotar um lugar de destaque diante da concorrência sempre.
A gestão de fretes, como vimos, não é algo simples. A empresa deve estar preparada para lidar com fatores internos e externos durante todas as etapas da entrega do produto. De acidentes no manuseio a falhas na emissão de documentos, há vários pontos que podem dar errado.
Ter um bom planejamento, portanto, é algo crítico. A habilidade de prever riscos e evitar falhas é algo que precisa ser priorizado. Assim, você pode otimizar a qualidade do seu trabalho sem comprometer os custos operacionais.
Por isso, não deixe de adotar boas práticas para fazer uma boa política de planejamento do frete no e-commerce. Isso trará menos dores de cabeça para os seus times, além de auxiliar o negócio a fidelizar os clientes com muito mais facilidade.
Curtiu a nossa dica e quer receber mais materiais como este? Então, siga o blog da iugu no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!
Escrito em 06 de Agosto de 2020 por
Redação iugu
Posts relacionados

[GUEST] Confira 6 dicas de como evitar o retrabalho na equipe

Educação Financeira para empresas: 3 dicas importantes
