[GUEST] 6 dicas de como reduzir o prejuízo financeiro de sua empresa
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Redação iugu
Toda empresa busca formas de evitar qualquer tipo de prejuízos financeiros no seu dia a dia. Falhas na execução de serviço, por exemplo, causam retrabalho. Já erros graves podem resultar em multas e perda de clientes.
Parece óbvio para você? Não importa: essa é uma mensagem que precisa ser reforçada constantemente! Do uso de tecnologias a melhores estratégias de gestão, várias escolhas podem ser tomadas para alcançar esse objetivo.
Sendo assim, neste texto, preparamos as 6 principais dicas para você evitar prejuízos financeiros no ambiente corporativo!
1. Ter um bom planejamento
Um bom planejamento é um dos meios mais eficazes de evitar prejuízos financeiros. Ele abrirá para todos uma visão abrangente sobre o que deve ser feito. Além disso, guiará os times para que eles possam atingir os seus objetivos de médio e longo prazo no menor tempo possível.
Por isso, comunique-se com as equipes, avalie o que deve ser feito e alinhe metas. Desse modo, todos poderão se preparar para entregar os resultados esperados da melhor forma possível.
2. Gerenciar os colaboradores com metas
Toda empresa deve investir em métricas. O uso de indicadores é uma forma conhecida de avaliar a performance de toda a empresa de maneira precisa. Além disso, facilita a gestão de problemas e a avaliação do que pode ser feito para otimizar o ambiente interno.
Por isso, não deixe de criar métricas para avaliar as equipes que são mais produtivas, além de identificar onde há erros operacionais e gargalos. Também, tenha um plano estratégico para otimizar as rotinas internas, caso algo seja identificado. Assim, o trabalho sempre será feito com a maior performance possível.
3. Adotar ciclos de treinamento e capacitação
O mercado muda rapidamente. Para a empresa se manter eficaz e competitiva, é importante estar alinhado às tendências apresentadas. Isso exige a capacitação contínua das equipes internas.
Portanto, mantenha um programa de capacitação e treinamento dos times. Ele deve atualizar conhecimentos e alinhar habilidades. Desse modo, os colaboradores poderão executar as suas rotinas com um padrão igualitário de qualidade e com boas práticas disseminadas em todos os setores.
4. Contar com uma boa equipe financeira
Um dos pontos críticos para evitar prejuízos financeiros é ter uma equipe de gestão bem preparada nesse setor. Esse time é responsável por avaliar a compra de materiais, realizar investimentos e pagamentos. Tudo isso, com foco no maior custo-benefício possível.
Assim, a empresa deve garantir que os times de gestão financeira consigam planejar um fluxo de trabalho que evite riscos e gastos desnecessários. Do pagamento de tributos à emissão de boletos, tudo deve ser pensado para evitar prejuízos e maximizar os lucros. Com isso, o negócio pode manter boa lucratividade — mesmo em momentos de crise.
5. Investir em boas soluções de TI
A tecnologia pode ter um papel de destaque na gestão de gastos e custos financeiros. Soluções de TI, se bem integradas, auxiliam os times a evitar erros e a se manter mais integrados. Ao mesmo tempo, abrem espaço para maior inovação e um nível de automação compatível com o mercado.
Veja, a seguir, quatro ferramentas que podem ser integradas ao seu dia a dia para reduzir custos e evitar prejuízos financeiros!
Sistema de gestão integrada
O sistema de gestão integrada unifica o acesso a dados. Ao mesmo tempo, torna mais ágil o compartilhamento de informações. Desse modo, a empresa não só pode ser mais produtiva, como também, mais integrada e inovadora.
Disseminado, o uso do ERP reduz gastos ao eliminar o tempo necessário para executar várias rotinas. Já o acesso garantido a dados atualizados evita erros. Ou seja, gera queda nas taxas de retrabalho da companhia em médio e longo prazo.
CRM
O atendimento a clientes também é uma área que pode contar com meios para evitar prejuízos financeiros. Isso é feito com o apoio de um bom CRM. Essa solução funciona como um ERP, mas voltada para a área de relacionamento com o consumidor.
Ou seja, os times de suporte terão acesso a dados de todos os clientes em um único lugar. Dessa maneira, eles poderão avaliar rapidamente qual a melhor estratégia para tomar em cada atendimento. Assim, a satisfação dos clientes será ampliada e a resolução de demandas será mais frequente e rápida.
Sistemas de gestão financeira
O fluxo financeiro de uma empresa pode ser afetado por vários fatores. O pagamento atrasado de tributos e os erros na emissão de boletos, por exemplo, geram multas e prejuízos. Por isso, sistemas de gestão financeira podem sempre ser empregados pela companhia.
Esse tipo de aplicação facilita a automação dos processos da área. Da emissão de documentos a relatórios, tudo será feito automaticamente. Assim, os times podem focar rotinas críticas e entrega de resultados.
Cloud computing
A nuvem é uma das melhores formas de evitar prejuízos e tornar o orçamento mais preciso. O cloud computing torna o custo de softwares mais preciso. Ao mesmo tempo, facilita a incorporação de rotinas mais flexíveis para a empresa.
Por isso, sempre foque a nuvem como uma forma de evitar gastos desnecessários. Também, apoie-se nessa tecnologia para ser mais produtivo e inovador. Desse modo, os times poderão atuar com mais integração, colaborar continuamente e ter alta disponibilidade para as demandas externas.
6. Fazer análises de riscos
A gestão de riscos financeiros é feita considerando itens que vão além dos que estão listados acima. A empresa deve, também, avaliar quais fatores podem impactar o seu dia a dia, e que fogem do seu controle. Desse modo, ela consegue se prevenir de maneira abrangente e precisa.
Por isso, não deixe de realizar uma análise de quais fatores possam contribuir para gerar prejuízos financeiros. Classifique os mais importantes e defina estratégias que possam evitar cada um deles. Ao mesmo tempo, treine os profissionais para que eles atuem de modo otimizado e capaz de evitar situações de risco.
Toda empresa busca lucratividade elevada e contínua. Ter um ambiente de trabalho bem estruturado é a melhor forma de conseguir isso. Quando tudo é feito corretamente e com um planejamento eficaz, erros podem ser evitados, assim como atrasos e gargalos.
Nesse contexto, medidas que evitam prejuízos financeiros devem ser vistas como estratégicas. Elas garantem agilidade, precisão e maior foco em resultados. Por isso, não deixe de investir em boas práticas e estratégias que possam reduzir as chances de problemas acontecerem em médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre como soluções de gestão financeira podem ajudar a sua empresa? Então fale com a gente!
Escrito em 06 de Agosto de 2020 por
Redação iugu
Posts relacionados

[GUEST] Confira 6 dicas de como evitar o retrabalho na equipe

Educação Financeira para empresas: 3 dicas importantes
