Conheça 6 vantagens de optar por um data center virtual!
Escrito em 24 de Outubro de 2024 por Patrick Negri
Você já pensou em realizar um investimento em um data center virtual? Entre as tendências de TI do mercado atual, essa ferramenta tem ganhado destaque como uma forma inteligente de otimizar o uso da TI. Afinal, a empresa pode manter um maior controle sobre seus fluxos de trabalho e mitigar riscos com facilidade.
Como consequência, o investimento nesse tipo de solução tem adquirido força em vários mercados. Para ajudá-lo a entender melhor como o data center virtual funciona e seus benefícios, preparamos o este post.
Continue a leitura e veja como esse software pode tornar sua empresa mais eficiente e lucrativa!
O que é a virtualização do data center?
A virtualização de um data center é o processo em que um conjunto de servidores é migrado para um ambiente virtual, ou seja, em que máquinas físicas são executadas como software. Desse modo, em um único computador (com alta capacidade de processamento), o usuário pode acessar diferentes máquinas virtuais. Consequentemente, a estrutura do data center, assim como as possibilidades de personalização, tornam-se mais flexíveis, dinâmicas e práticas.
Quais são as vantagens de investir em um data center virtual?
Investir em um data center virtual pode trazer vários benefícios para sua empresa. Confira os principais ganhos ao adotar essa ferramenta!
1. Redução de custos
O primeiro impacto que a empresa terá com a adoção de um data center virtual é o corte de gastos. O valor necessário para manter a infraestrutura funcional será muito mais preciso. No final de cada mês, a companhia pagará apenas por aquilo que utilizou.
Além disso, valores como os relacionados à troca de infraestrutura e à sua manutenção são diluídos entre todos os clientes do prestador de serviços. Desse modo, até mesmo as rotinas fundamentais para o funcionamento do serviço tornam-se mais baratas.
2. Aumento da escalabilidade
Ter escalabilidade é crucial para o mercado atual. A empresa que não consegue garantir a funcionalidade de suas operações tem grandes dificuldades para atingir os resultados esperados a médio e longo prazos. Por isso, todas as ferramentas devem ser mantidas com esse fator em mente.
O data center virtual, nesse sentido, é altamente escalável. Ele garante ao gestor a habilidade de modificar a quantidade de recursos contratados facilmente. Como consequência, os usuários sempre terão uma infraestrutura de TI com a disponibilidade necessária.
4. Maior controle dos recursos
O controle dos recursos operacionais é um ponto muito importante para o bom uso da tecnologia. Gestores procuram, a todo momento, garantir que ele seja bem-executado. Afinal, é ele que evita que a empresa tenha acesso a recursos pouco funcionais ou que não se adaptem às suas demandas.
Nesse sentido, um bom data center virtual fornece ao gestor de TI um elevado controle sobre todos os recursos operacionais da ferramenta. Políticas de segurança, o nível de armazenamento habilitado para cada usuário e, até mesmo, o tipo de software utilizado podem ser controlados. Como consequência, o gestor tem meios para mitigar riscos e maximizar a qualidade da infraestrutura como um todo.
5. Alta disponibilidade
Não adianta a empresa ter uma infraestrutura robusta se ela não está disponível para uso sempre que é necessário. Por isso, o investimento em tecnologias mais flexíveis tornou-se uma regra para várias companhias. Elas buscam, desse modo, cortar o perigo de não ter acesso a uma aplicação quando ela for mais requisitada.
O data center virtual qualifica-se entre as ferramentas que fornecem um bom nível de controle para o usuário. Com ele, o gestor pode disponibilizar recursos, até mesmo, para quem trabalha em regimes mais flexíveis, como os de trabalho a distância. Consequentemente, todos podem executar suas operações a qualquer momento, reduzindo custos e prazos.
6. Maior segurança e privacidade
Um dos assuntos que mais ganhou importância na área de tecnologia nos últimos anos é a segurança digital. Afinal, a capacidade de empresas manterem seus sistemas funcionais e confiáveis é crítica para evitar prejuízos. Ao mesmo tempo, reforça a marca e mantém a companhia alinhada com padrões do mercado.
No data center virtual, os processos de segurança podem ser definidos com qualidade, rapidez e precisão. A empresa poderá segmentar o acesso a recursos e controlar o uso das aplicações de modo centralizado. Assim, brechas de segurança terão uma raridade muito maior.
Como analisar o fornecedor do serviço de data center virtual?
Na hora de investir em um prestador de serviços de TI, o planejamento deve estar voltado para evitar problemas e fatores que elevam riscos. Por isso, sempre verifique cada ponto que pode influenciar o sucesso do investimento, como as políticas de segurança de dados e o suporte.
Entre as melhores medidas para evitar riscos e tornar o seu investimento em um data center virtual mais robusto, podemos apontar:
- avaliar as demandas do negócio;
- conhecer o perfil de cada área que utilizará os recursos do data center virtual e suas dores;
- realizar um estudo das políticas de segurança de dados e suporte ao usuário;
- identificar como os processos de atualizações estão estruturados;
- avaliar se a empresa está alinhada com os padrões de segurança e funcionamento do mercado,
- buscar feedback de clientes;
- conhecer se o negócio tem certificações de qualidade.
Qualquer profissional de TI sabe que, nos últimos anos, a área de tecnologia passou por grandes mudanças. A transformação digital fez da tecnologia uma parte crucial do dia a dia de empresas. Não à toa, é difícil encontrar uma área que não tenha sido afetada, diretamente ou indiretamente, pelas mudanças na área.
Nesse sentido, investir em um data center virtual pode ser uma ótima escolha para quem pretende aplicar em soluções que exigem um grande poder de processamento de dados. Esse é o caso, por exemplo, de ferramentas de análise de dados baseadas no BI e na gestão de logística. Elas devem contar com um robusto aparato para reduzir as chances de gargalos ou falhas da análise das informações.
O data center virtual também pode ser utilizado em situações mais simples, como no desenvolvimento de sistemas e na distribuição de aplicativos de gestão integrada. Desse modo, a empresa pode reduzir gastos e melhorar a qualidade das suas rotinas. Por isso, não deixe de considerar sempre o investimento nessa solução como uma forma de otimizar o fluxo de trabalho da empresa e mantê-la competitiva.
Como você utiliza a tecnologia no seu dia a dia? Conte para a gente nos comentários!
Escrito em 10 de Março de 2020 por
Patrick Negri
Posts relacionados

Ganhe tempo automatizando sua gestão de cobrança

Bora Varejo: os insights NRF 2023 e o futuro do varejo
