Whatsapp Fechar

Estratégia de desconto: confira 7 dicas essenciais sobre o tema

Escrito em 25 de Outubro de 2024 por Redação iugu

A sua empresa mantém uma estratégia de desconto bem estruturada? Feita para manter os clientes fidelizados e buscar novos consumidores, essa é uma abordagem que faz muitos empreendimentos permanecerem-se lucrativos mesmo em momentos difíceis. Afinal, ter acesso a descontos, ainda que temporários, é uma ótima forma de motivar a compra de um produto.

Com uma estratégia de descontos bem-feita a empresa terá métodos precisos para reduzir temporariamente o preço de seus produtos e identificar os impactos dessa escolha. Isso tornará a empresa progressivamente mais competitiva. Assim, os consumidores se manterão motivados a não abandonar a marca a médio e a longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema e como montar uma estratégia de desconto para o seu negócio? Então confira o post a seguir!

1. Faça uma análise dos custos e margens do lucro do negócio

Todo desconto representa um lucro que a empresa deixa de ter. Portanto ele deve ser pensado com cuidado. O ideal é que o desconto garanta a venda, mas não coloque o negócio em uma situação em que o produto é vendido sem gerar lucros.

Por isso, tenha uma visão completa sobre como a cadeia operacional está estruturada, os seus custos e as taxas ideais de lucro. Isso permitirá que a empresa pense sempre na melhor hora de dar descontos e o valor adequado. Assim, você manterá boas vendas sem ter impactos significativos na sua lucratividade.

2. Entenda o perfil do seu cliente

Para que o desconto seja efetivo é fundamental que a empresa entenda o perfil do seu cliente. Isso permite ao negócio aplicar descontos adequados e pelos canais corretos. Ou seja, garante que os profissionais de vendas sempre saberão quando fornecer os descontos e por onde indicar ao consumidor a possibilidade de comprar algo e pagar menos.

Por isso, monte um banco de dados robusto sobre as informações dos seus consumidores. Entenda os seus hábitos de comportamento, quando eles utilizam o seu e-commerce e as suas dores. Assim será mais fácil de entregar bons descontos a qualquer momento.

3. Identifique os produtos com maior potencial de desconto

O planejamento das estratégias de descontos deve ser feito considerando, também, o tipo de produto que será ofertado, os canais e a sazonalidade das vendas. Isso vale tanto para quem atua no varejo com mercadorias tradicionais como setores, como o SaaS. Assim, a empresa pode avaliar as opções de seu portfólio com maior potencial de venda em cada semana e sempre direcionar os clientes para os produtos certos.

Esse trabalho deve ser feito continuamente. A empresa precisa entender quando determinados produtos são vendidos em maior quantidade e quais são as opções com menor demanda semanalmente. Isso permitirá que as ofertas sejam programadas na hora certa e sem impactar as receitas profundamente.

Outro ponto importante é ter um planejamento para fornecer descontos temporários para os produtos que precisam sair rapidamente do estoque. Essa abordagem pode ser integrada às estratégias de marketing direcionado. Desse modo, os consumidores podem ser alertados do modo adequado e sempre fechar as compras quando o negócio der um desconto.

4. Faça ações relâmpago

As promoções do seu e-commerce podem ser feitas sem aviso prévio. Essa abordagem ajuda a motivar compras de última hora ou por impulso. Além disso, auxiliam a marca a chamar a atenção do cliente para produtos que ele pode querer, mas não trata como uma prioridade nas suas compras futuras.

Regularmente faça alertas de vendas de produtos em seu e-commerce com descontos. Utilize os dados de consumidores já existentes, newsletters e outros mecanismos para dar publicidade aos descontos. Assim, será mais fácil atrair as pessoas que buscam produtos com valores especiais e maximizar as suas receitas nas épocas em que, normalmente, há baixa demanda.

5. Defina um prazo para o desconto acabar

Os descontos devem ser capazes de gerar um senso de urgência no consumidor. Por isso, ele precisa ver a oferta como algo que precisa ser aproveitada na hora. Caso contrário, as chances de ele fechar a compra são baixas.

Por isso, sempre incorpore à sua estratégia de desconto um prazo pra que eles acabem. Garanta, também, que o cliente saiba quando isso ocorrerá. Assim, ele terá mais motivos para fechar a venda sempre.

6. Analise os resultados

A estratégia de descontos nem sempre pode atrair os resultados esperados. Mas só é possível saber isso quando há uma rotina de análise de dados contínua. Com ela, a empresa pode validar os seus resultados, fazer ajustes e sempre se manter competitiva.

Apoie-se em soluções voltadas para organizar, processar e otimizar a sua análise de informações sobre as vendas a partir de descontos. Entenda quais são os descontos que levaram os clientes ao seu site de vendas e quando os consumidores fecham a venda. Isso permitirá que boas práticas sejam replicadas e o seu negócio sempre tenha bons índices de vendas.

7. Tenha o apoio da tecnologia

A tecnologia tem ampliado a habilidade de empresas conseguirem manter-se competitivas e inovadoras. A partir do uso inteligente da TI os negócios podem reduzir gastos e melhorar a sua habilidade de entender o perfil dos clientes. Ao mesmo tempo, conseguem entender as melhores horas de fornecer descontos e maximizar as suas vendas.

Por isso sempre apoie-se em tecnologias, como o Big Data, o Business Intelligence e as ferramentas de gestão de relacionamento para estruturar as suas políticas de descontos. Também busque o apoio de softwares de processamento de pagamentos adequados e funcionais. Assim a empresa terá mais habilidade de entender quando entregar um desconto, qual o impacto dos descontos dados nos resultados e processar cada cupom sem erros sempre.

O mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, independentemente do setor em que a sua empresa encontra-se. Na Internet, em especial, a competição é ampliada, pois as empresas podem competir em todo o território nacional pelos mesmos consumidores sem grandes custos.

Por isso é importante ter sempre o apoio de estratégias que possam reduzir os riscos de o negócio não conseguir converter as suas vendas. Isso inclui o uso de uma estratégia de desconto. Com ela, o negócio atrairá mais clientes, converterá consumidores indecisos e maximizará os seus lucros sempre.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! A iugu é uma plataforma de cobranças completa, que já ajudou mais de 3000 empresas a automatizar e aprimorar suas operações financeiras. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco, será um prazer ajudá-lo.

Posts relacionados